Rio de Janeiro: Open Source Circular Economy days

O EVENTO

Evento global, aberto e colaborativo para influenciar e construir a ECONOMIA CIRCULAR através da metodologia de open source ou inovação aberta. 60 países conectados para a troca de ideias, soluções, dúvidas e apresentações online. Pela primeira vez no Brasil. O evento visa proporcionar a troca de experiência e conhecimento global aos especialistas brasileiros colocando o Brasil, seus materiais e suas habilidades em destaque.

Especialistas nas áreas de design, economia circular, gestão de resíduos, materiais, hardware, software e outros irão trabalhar juntos e globalmente conectados na construção de soluções, protótipos de produtos, sistemas, designs e modelos de negócio para a implementação da Economia Circular para a realidade brasileira.  O objetivo é buscar soluções para problemas locais e explorar os conceitos de economia circular através de desafios reais através do envolvimento de marcas brasileiras com desafios específicos, representantes governamentais e questões relacionadas a implementação de políticas pública, ONGs, sociedade civil e especialistas de diversas áreas.

“Acreditamos que para atingir uma economia sustentável, circular e sem resíduos é preciso transparência e acesso livre a informação e soluções.”

ECONOMIA CIRCULAR

Uma economia onde o crescimento acontece desconectado da crescente exploração dos materiais.  Novos formas de produzir, consumir e se relacionar.  Na economia circular produtos são desenhados para múltiplos usos, são mais duráveis, feitos com diferentes tipos de materiais e sem a geração de resíduos.  O desenvolvimento acontece através de diferentes modelos de negócio que garantem a otimização de recursos, a redução de impacto e uma maior aproximação com o cliente.  Resíduos passam a ser vistos como matéria prima e clientes como usuários.

FORMATO

O evento acontece de forma intensiva e com todos os países conectados através de uma plataforma digital. Exchange4Change Brasil, plataforma global que visa impulsionar a Economia Circular no Brasil representou o Brasil no evento no ano passado em Londres e este ano traz o evento para o Rio de Janeiro em parceria com IED-Rio e outros colaboradores. O evento começará na sexta 10 Junho as 18hs com uma apresentação do conceito, dos desafios e definição das equipes. Teremos dois convidados especiais:

  • Eduardo Plastino, da Accenture Brasil irá falar sobre Inovação aberta e mostrará o resultado de uma pesquisa feita recentemente com empresas brasileiras: Por que o Brasil precisa aprender a confira na inovação colaborativa.
  • José Penido, da Comlurb irá apresentar a visão de uma grande empresa de gestão de resíduos destacando os desafios e as oportunidades que podem surgir de uma discussão colaborativa.  No sábado, os participantes serão divididos em equipes multidisciplinares e escolherão seus desafios. Teremos algumas pausas durante o dia para troca de conhecimento com especialistas internacionais. Dentre os confirmados temos o Rodrigo Bautista, designer da empresa Britânica Forum for the Future para falar sobre a ferramenta Design for Demand e faremos uma conexão direta com o OSCE Days Londres destacando o aprendizado do ano passado.

DESAFIOS

Teremos uma série de desafios envolvendo: tratamento de resíduos orgânicos, o que fazer com alimentos de feiras e restaurantes que não foram consumidos mas ainda estão bom para o consumo, como desenvolver embalagens com matéria prima reciclada, qual o design ideal para demonstrar o valor e atrair a atenção dos consumidores?

Ainda teremos desafios trazidos por parques industrias em como trabalhar de forma colaborativa para lixo zero e desafios locais trazidos pelo IED com o intuito de incentivar a reciclagem na Urca: como podemos influenciar a coleta seletiva. Será que um aplicativo poderia auxiliar nesta atividade?

Estaremos também continuando alguns desafios que se iniciaram em Londres trazendo as ideias para uma possível implementação no Brasil!

Além disso, estaremos promovendo uma troca de conhecimento entre FabLabs da rede OSCE para a inspirar a construção do novo FabLab da Firjan no Rio. Venha trabalhar conosco e trocar ideias com especialistas de mais de 60 países!

RESULTADOS ESPERADOS

• Empresas podem descobrir novos materiais, oportunidades de negócio e gerar ganho de competitividade.

• Equipes multidisciplinares permitem a criação de soluções para problemas complexos, desenvolvimento de novos produtos e elaboração de novos modelos de negócio agregando valor ao indivíduo e a sociedade.

• Os resultados podem trazer inspiração, novos conhecimentos e mostrar as novas possibilidades da economia circular para o mercado brasileiro.

BENEFíCIOS AOS PARTICIPANTES

• Diferenciação, posicionamento e papel de liderança as empresas;

• Desenvolvimento de soluções para problemas reais;

• Formação e capacitação na nova tendência global de desenvolvimento econômico;

• Participação e visibilidade para marca em evento pioneiro no Brasil e de alcance global;

PROGRAMAÇÃO

SEXTA 10 de Junho

18:00hs – 18:30hs Chegada e registro

18:30hs – 18:40hs Abertura – Maria Eduarda Carneiro da Cunha – IED

18:40hs – 19:00hs Inovação Aberta: visão Brasil – Eduardo Plastino – Accenture Brasil

19:00hs – 19:20hs Contextualização Economia Circular – Beatriz Luz – Exchange4Change Brasil

19:20hs – 19:40hs Economia Circular e Gestão de Resíduos na Cidade do Rio de Janeiro – José Henrique Penido

19:40hs – 20:00hs Discussão

20:00hs – 21:00hs Modelo OSCE Days + Apresentação dos desafios

21:00hs Fechamento

SABADO 11 de Junho

8:30hs – 9:00hs Chegada e registro

9:00hs – 9:20hs WEBINAR INTERNACIONAL 1: Design for Demand – Forum for the Future

9:20hs – 9:45hs Discussão

9:45hs – 10:00hs Distribuição dos participantes e nome do grupo/desafio

10:00hs – 10:30hs WEBINAR INTERNACIONAL 2: Conexão Londres – Webinar com OSCE Days Londres

10:30hs – 11:00hs 1a etapa: Avaliação do problema – Conexão global, mapeamento e busca por sinergias

11:00hs – 12:00hs 2a etapa: Ideação de soluções – Tempo para discussão com outros países + webinares

12:00hs – 13:30hs ALMOÇO LIVRE

13:30hs – 14:30hs 3a etapa: Brainstorm de soluções – Discussão entre a equipe

14:30hs – 15:30hs 4a etapa: Protótipos e ideias – Estruturação final

15:30hs – 17:30hs Apresentação dos grupos e fechamento do dia

Para maiores informações, entre em contato com a Exchange 4 Change Brasil: beatriz@e4cb.com.br

WHEN
June 10, 2016 at 6pm - June 11, 2016
WHERE
(Contact the email account in the details for more precise location)
Rio de Janeiro, RJ
Brazil
Google map and directions

Will you come?

Photos from Global Sharing Week Sign up for the Shareable Newsletter Sign up for The People Who Share Newsletter